quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

As Aventuras de Tintin

Neste mês de janeiro de 2012, em muitas salas de cinema pudemos assistir ao filme "As Aventuras de Tintin" (alguns assistiram em 3D): maravilha! Formidável!
Evidente que a enorme tecnologia bem como a habilidade dos atores, diretores,... compôs uma obra prima.
Tintin (Jaime Bell), Capitão Haddock e Sir Francis (Andy Serkis, o Gollun do Senhor dos Anéis),Sakharine e Rackham (Daniel Graig, que é o atual James Bond), Nick Frost e Simon Pegg (Dupont e Dupont),etc..A direção foi de Steven Spielberg e teve um custo de cerca de 130 milhões de dólares.
A história é simples aumentando de intensidade à medida que o filme transcorre. Tintin é um jornalista e sempre acompanhado de seu Fox Terrier Milu adquire uma réplica de um famoso navio e, mal sabe que ali estaria começando uma grande aventura. Nesse filme Tintin conhece também o Capitão Haddock e ainda tem a colaboração dos agentes da INTERPOL Dupont e Dupont (no filme, em inglês falam Thompson e Thompson, mas o original é Dupont e Dupont).
Vale a pena assistir esse filme.
Não foi o primeiro filme de Tintin que já foi exibido no cinema. Em 06 de dezembro de 1961 estreou na França, Tintin et le mystère de la Toison d'or (Tintin e o mistério do Tosão de Ouro). Nesse filme, Tintin e o Capitão Haddock estão em Istambul (Turquia) e tem muita ação. No elenco, Georges Wilson (Cap.Haddock), Georges Loriot (Prof.Girassol) e Jean-Pierre Talbot (Tintin). Para muitos foi o melhor filme.
A esse se seguiu o segundo filme da história, Tintin et les oranges bleues (Tintin e as laranjas azuis) de 1964 onde Tintin e o Capitão Haddock estão tentando localizar o Prof. Girassol que fora raptado ao descobrir as laranjas azuis.No elenco, Jean Bouise (Cap. Haddock), Jean-Pierre Talbot (Tintin) , Félix Fernández (Prof. Girassol), Frank François e André Marié (Dupont e Dupont).
Eu gostaria de dizer, que a par desses magníficos filmes, há algo mais em Tintin.
Tintin é um personagem humano que usa a inteligência e, a força quando necessário, mas é uma pessoa normal, um jornalista, curioso, inteligente secundado pelo Capitão Haddock, que também é uma pessoa normal, um marujo. Sim, Tintin é corajoso, audás, valente, arguto...
Diferente dos heróis que estamos acostumados e que nos são "enfiados goela abaixo" como Capitão América, Thor, Homem de Ferro, Hulk, Wolverine, Super Homem, ... todos sempre com poderes especiais, sobre humanos, fantásticos, fictícios diferentes de Tintin onde seu criador, Hergé, procurava ser o mais fiel possível aos lugares onde os fatos ocorrem (história, geografia, costumes...)e, o mais importante, dentro de uma situação mais próxima de nós (claro que em certos momenstos com algum exagero necessário).
Vale a pena assistir, posso repetir.
Dom Ydenir P. Machado
Foto do filme de 1964

Foto do filme atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário